Citroën AX BB GT (RARÍSSIMO)
Preço: 22 000 €Citroën AX BB GT (RARÍSSIMO) - 92
Especificações
- Tipo de veículoCoupé / Cabrio
- Ano do modelo1992
- Mês do modeloJaneiro
- Quilómetros80 000 - 89 999
- Tipo de caixaManual
- CombustívelGasolina
- FabricanteCitroën
- ModeloAX
- CorBranco
- Cilindrada (cm³)1400
- Potência (cv)80
- TipoVenda
- ConcelhoPorto
- FreguesiaCampanhã
- Id do anúncio44305614
Descrição
BREVEMENTE PARA VENDA COLEÇÃO PARTICULAR
Vai para revisão completa, limpeza e detalhe automóvel.
O Citroën AX BB GT (ou AX BB Cabrio) é um verdadeiro tesouro automóvel, especialmente visto aqui em Portugal.
1. Origem e História
Este modelo foi uma versão descapotável não oficial criada em Portugal pelo concessionário Benjamim Barral (a sigla BB vem deste nome) em colaboração com a empresa AG Engineering .
O protótipo foi apresentado no Salão de Genebra em 1988, recebendo simpatia e encomendas .
2. Produção e Comercialização
Demorou cerca de 3 anos para homologar, o que atrasou o seu lançamento e levou ao cancelamento de várias encomendas.
A comercialização efetiva ocorreu entre 1991 e 1992, sendo fabricados entre 60 e 92 exemplares o número exato ainda é objeto de debate.
3. Base Mecânica e Design
O modelo base era o Citroën AX GT, equipado com motor 1.4 L de aproximadamente 86 cv.
As diferenças face ao GT limitam-se principalmente ao decapote, com poucos ajustes além disso.
Estruturalmente, contava com reforços bem pensados, dando-lhe uma elegância acima dos descendentes pequenos descapotáveis com arcos de segurança visíveis.
4. Raridade e Apelo
A tiragem reduzida (entre 60 e 92) torna o AX BB Cabrio extremamente raro e colecionável. Calcula-se que menos de 40 estejam ainda em circulação.
No mundo dos entusiastas, tem status de raridade portuguesa e desperta forte interesse.
A autenticidade, elegância e o conceito de carro português contribuíram para seu apelo especial.
5. Motorizações e Performances (AX GT / GTI)
O AX GT tinha motor 1.3/1.4 L com cerca de 85 cv, capaz de 0 100 km/h em cerca de 9 segundos e uma velocidade máxima próxima dos 180 km/h.
A versão mais potente, AX GTI, alcançava 100 cv (95 cv com catalisador), 0 100 km/h em 8,7 s e máximo de 190 km/h.
A gama AX como um todo foi produzida até 1998, sendo substituída pelo Citroën Saxo em meados da década de 90.
6. Vídeo Especial
Para ver o modelo em detalhe e perceber o contexto desta raridade portuguesa, recomendo o vídeo da série Automóveis Portugueses
Conclusão
O Citroën AX BB GT Cabrio é uma peça automotiva de nicho com uma história fascinante: um desportivo-cabrio português, feito em pequena série (entre 60 e 92), com base no AX GT, lançado com atraso mas que conquistou quem o conhece. Muito procurado pelos entusiastas atualmenta, representa uma pérola de design, exclusividade e história automobilística nacional.
Vai para revisão completa, limpeza e detalhe automóvel.
O Citroën AX BB GT (ou AX BB Cabrio) é um verdadeiro tesouro automóvel, especialmente visto aqui em Portugal.
1. Origem e História
Este modelo foi uma versão descapotável não oficial criada em Portugal pelo concessionário Benjamim Barral (a sigla BB vem deste nome) em colaboração com a empresa AG Engineering .
O protótipo foi apresentado no Salão de Genebra em 1988, recebendo simpatia e encomendas .
2. Produção e Comercialização
Demorou cerca de 3 anos para homologar, o que atrasou o seu lançamento e levou ao cancelamento de várias encomendas.
A comercialização efetiva ocorreu entre 1991 e 1992, sendo fabricados entre 60 e 92 exemplares o número exato ainda é objeto de debate.
3. Base Mecânica e Design
O modelo base era o Citroën AX GT, equipado com motor 1.4 L de aproximadamente 86 cv.
As diferenças face ao GT limitam-se principalmente ao decapote, com poucos ajustes além disso.
Estruturalmente, contava com reforços bem pensados, dando-lhe uma elegância acima dos descendentes pequenos descapotáveis com arcos de segurança visíveis.
4. Raridade e Apelo
A tiragem reduzida (entre 60 e 92) torna o AX BB Cabrio extremamente raro e colecionável. Calcula-se que menos de 40 estejam ainda em circulação.
No mundo dos entusiastas, tem status de raridade portuguesa e desperta forte interesse.
A autenticidade, elegância e o conceito de carro português contribuíram para seu apelo especial.
5. Motorizações e Performances (AX GT / GTI)
O AX GT tinha motor 1.3/1.4 L com cerca de 85 cv, capaz de 0 100 km/h em cerca de 9 segundos e uma velocidade máxima próxima dos 180 km/h.
A versão mais potente, AX GTI, alcançava 100 cv (95 cv com catalisador), 0 100 km/h em 8,7 s e máximo de 190 km/h.
A gama AX como um todo foi produzida até 1998, sendo substituída pelo Citroën Saxo em meados da década de 90.
6. Vídeo Especial
Para ver o modelo em detalhe e perceber o contexto desta raridade portuguesa, recomendo o vídeo da série Automóveis Portugueses
Conclusão
O Citroën AX BB GT Cabrio é uma peça automotiva de nicho com uma história fascinante: um desportivo-cabrio português, feito em pequena série (entre 60 e 92), com base no AX GT, lançado com atraso mas que conquistou quem o conhece. Muito procurado pelos entusiastas atualmenta, representa uma pérola de design, exclusividade e história automobilística nacional.
N
Nuno Soares
Anunciante desde Nov. 2014
Tempo de resposta inferior a 1 minuto Último acesso há mais de 5 dias
Tempo de resposta inferior a 1 minuto Último acesso há mais de 5 dias
Serviços adicionais
Verifique as melhores opções de crédito ou seguro para o seu caso.
Localização
Porto - Porto
N
Nuno Soares
Anunciante desde Nov. 2014
Tempo de resposta inferior a 1 minuto Último acesso há mais de 5 dias
Tempo de resposta inferior a 1 minuto Último acesso há mais de 5 dias