Oriente e Ocidente nos Interiores em Portugal
Preço: 75 €Oriente e Ocidente nos Interiores em Portugal
Especificações
- TipoVenda
- ConcelhoMaia
- FreguesiaNogueira e Silva Escura
- Id do anúncio44124039
Descrição
CARITA (Helder) & CARDOSO (Homem). ORIENTE E OCIDENTE NOS INTERIORES EM PORTUGAL. Livraria Civilização Editora. (Companhia Editora do Minho. Barcelos. S.d.). 24x32,5 cm. 287-I págs. E.
(...) Durante séculos manifesta-se na arquitectura uma ausência de rte3lação necessária entre forma e estrutura, como uma ausência de transposição lógica entre interior e composição de fachada, o que confundiu sempre os viajantes e estrangeiros. Do Manuelino ao Barroco o interior mantém-se velado por uma arquitectura que se define sobretudo pelo tratamento simbólico dos seus elementos funcionais. (...) Só com uma visão englobente Oriente e Ocidente podem ser compreendidos os interiores portugueses, onde o azulejo vinha envolver esses espaços de uma película de preciosos brilhos, num clima estático e abandonado, sem qualquer relação lógica estrutural. (...) Na charneira de vários mundos, nem Oriente nem Ocidente, a história e arte portuguesas não podem ser entendidas sob uma perspectiva exclusimente europeia: os eu pensamento, o seu temperamento, as suas concepções de espaço e tempo, a sua maneira de ser, são uma visão particular desses vários mundos.
Profusamente ilustrado com fotografias de Homem Cardoso. A orientação gráfica e os desenhos são da autoria do arquitecto João Paulo da Conceição, sendo a coordenação de todo o trabalho da responsabilidade do arquitecto A. Moura Bessa.
Edição bilingue, publicada no âmbito da XVII Exposição do Conselho da Europa.
Da tiragem numerada e assinada pelos autores com encadernação em linho, protegida pela sobrecapa editorial. Este é o n 9741 assinada pelos autores,
(...) Durante séculos manifesta-se na arquitectura uma ausência de rte3lação necessária entre forma e estrutura, como uma ausência de transposição lógica entre interior e composição de fachada, o que confundiu sempre os viajantes e estrangeiros. Do Manuelino ao Barroco o interior mantém-se velado por uma arquitectura que se define sobretudo pelo tratamento simbólico dos seus elementos funcionais. (...) Só com uma visão englobente Oriente e Ocidente podem ser compreendidos os interiores portugueses, onde o azulejo vinha envolver esses espaços de uma película de preciosos brilhos, num clima estático e abandonado, sem qualquer relação lógica estrutural. (...) Na charneira de vários mundos, nem Oriente nem Ocidente, a história e arte portuguesas não podem ser entendidas sob uma perspectiva exclusimente europeia: os eu pensamento, o seu temperamento, as suas concepções de espaço e tempo, a sua maneira de ser, são uma visão particular desses vários mundos.
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