A Toca do Lobo de Tomaz de Figueiredo


Especificações


Descrição

Vendo: 5,00 euros - Tem 4 Fotos

Anotações: Edição patrocinada pelo Instituto Português do Livro

Titulo: A Toca do Lobo
Autor: Tomaz de Figueiredo
Capa: Luís Duran
Editora: Verbo
Dimensões: 21 x 15 cm
Páginas: 281

Com sua prosa máscula e bela e estilo muito pessoal mas sem artifícios; com o seu alto sentido e amor do povo e sua cultura genuína e valor moral de raízes milenares; com seu drama e tristeza e sua esperança e coragem moral invencíveis, este livro A Toca do Lobo é na verdade a obra de um grande romancista e de um verdadeiro Português.

Tomaz de Figueiredo ergue aqui a grande meninice a símbolo da perfeição, desprezando as fases que se lhe seguem como desencadeantes de uma erosão fatal, a que justifica ao cabo e ao resto o anacoretismo do narrador. A toca, dimensionada como museu do imaginário, conserva a mágica capacidade de vivificar os sinais pretéritos, convertendo-os em exclusivos companheiros de jornada. (Mário Cláudio)

Mário Cláudio que, sobre este conjunto, afirma: «Dotado da sua própria linguagem, registada com o orgulho e a sensualidade de quem defende um país ameaçado por aquilo a que chamaríamos hoje 'globalização', o território do lobo ascende aos planos da maravilha, de alguma forma inacessível a quem não dispuser de santo e senha. Cabem estes desde logo ao natural da terra, e em especial àquele que ao longo de extensíssimas, gerações, assimilando os ensinamentos de quantos o precederam, foi convivendo com mistérios de dificílima decifração. O texto de Tomaz de Figueiredo, e sobretudo todo aquele que traça o ciclo da Toca, organiza-se num pequeno tratado de antropologia cultural, porventura realizada sem o rigor de sistematização que o método científico exige, mas conseguido com o afeto caldeador que possibilita a persistência e a transmissão das marcas culturais. Se aqui reside algo da legitimação do labéu de regionalista com que ao longo da sua vida foi fustigado, e porventura ainda será hoje, o nosso romancista, valerá a pena indagar de que particularismo se edifica a grande literatura, e de que generalizações se fabrica a literatura menor.

Custo Justo/O

E

Ernesto Luz

Anunciante desde Dez. 2015
Tempo de resposta superior a 1 hora Último acesso há mais de 3 horas
Tempo de resposta superior a 1 hora Último acesso há mais de 3 horas

Serviços adicionais

Verifique as melhores opções de crédito ou seguro para o seu caso.


Localização

Porto - Porto

E

Ernesto Luz

Anunciante desde Dez. 2015
Tempo de resposta superior a 1 hora Último acesso há mais de 3 horas
Tempo de resposta superior a 1 hora Último acesso há mais de 3 horas