"O Pluriverso dos Direitos Humanos" - A Diversidade das Lutas Pela Dignidade de Boaventura de Sousa Santos e Bruno Sena Martins


Especificações


Descrição

"O Pluriverso dos Direitos Humanos"
A Diversidade das Lutas Pela Dignidade
de Boaventura de Sousa Santos e Bruno Sena Martins

1ª Edição de 2019
Edições 70
Coleção Epistemologias do Sul
594 Páginas


O presente volume reúne 21 textos que retratam o diálogo de investigadores de todos os continentes que nos confrontam com temas e realidades sociais, convidando-nos a pensar o lugar dos direitos humanos nas lutas contra o capitalismo, o colonialismo e o patriarcado.

Por meio dos textos reunidos, comparece nas páginas deste livro um pluriverso de linguagens, geografias e corpos em luta que mostram como a concepção hegemónica, nortecêntrica, dos direitos humanos está hoje num impasse enquanto linguagem de transformação emancipatória das sociedades.

---
Boaventura de Sousa Santos
Professor catedrático na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, nascido em 1940, em Coimbra, é Diretor do Centro de Estudos Sociais (C.E.S.) e da sua revista, a Revista Crítica de Ciências Sociais.
Tem-se debruçado sobre as questões da cidadania, dos modos de produção de poder social, da análise da sociedade portuguesa e da globalização. A crise do modelo civilizacional com um todo, ou, para utilizar as suas palavras, do paradigma da modernidade, é analisada por Boaventura de Sousa Santos nas suas várias dimensões: epistemológica (Um Discurso Sobre as Ciências, 1988 ou Introdução a uma Ciência Pós-Moderna, 1989), política e cultural (Pela Mão de Alice. O Social e o Político na Pós-Modernidade, 1994).
Analisando a sociedade portuguesa, posiciona Portugal naquilo a que chama semiperiferia do sistema mundial.
Debruçando-se sobre as ciências, delineou o paradigma emergente, que será não apenas um paradigma científico mas também um paradigma social, já que surge numa sociedade ela própria revolucionada pela ciência (Um Discurso Sobre as Ciências, 1988).
Em 2001 ganhou o prémio o prestigiado prémio de Ciências Humanas e Educação do Brasil, Jabuti 2001, com a sua obra A Crítica da Razão Indolente: Contra o Desperdício da Experiência.
De salientar que Boaventura de Sousa Santos é o autor do primeiro estudo aturado sobre o sistema judicial português.

*
Bruno Sena Martins é Investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES/UC) onde cocoordena o Programa de Doutoramento Human Rights in Contemporary Societies e leciona no Programa de Doutoramento Pós-Colonialismo e Cidadania Global. Tem pesquisado e publicado sobre corpo, deficiência, direitos humanos e colonialismo.

COMO NOVO - PORTES GRÁTIS

Raul Ribeiro
PRO

Raul Ribeiro

Anunciante desde Abr. 2013
Tempo de resposta inferior a 34 minutos Último acesso há mais de 3 horas
Tempo de resposta inferior a 34 minutos Último acesso há mais de 3 horas

Serviços adicionais

Verifique as melhores opções de crédito ou seguro para o seu caso.


Localização

Lisboa - Cascais

Raul Ribeiro
PRO

Raul Ribeiro

Anunciante desde Abr. 2013
Tempo de resposta inferior a 34 minutos Último acesso há mais de 3 horas
Tempo de resposta inferior a 34 minutos Último acesso há mais de 3 horas