"O Planos da Avenida da Liberdade e seu Prolongamento" de Filipa Roseta e João Sousa Morais - 1ª Edição de 2005


Especificações


Descrição

"O Planos da Avenida da Liberdade e seu Prolongamento"
de Filipa Roseta e João Sousa Morais

1ª Edição de 2005
Livros Horizonte
124 Páginas
Ilustrado no texto com plantas, mapas e fotografias a preto e branco e a cores

Regista-se neste livro a quantidade de produção dos arquitectos e urbanistas que, ao longo do século XX, idealizaram o prolongamento da Avenida da Liberdade, procurando resolver as suas descontinuidades e tirar partido do seu potencial. Optou-se pela divulgação sequencial dos Projectos, recorrendo sempre que possível à transmissão directa de registos de fontes e comentários dos seus autores. Pede-se ao leitor que faça uma viagem pelo imaginário destes protagonistas para que não passe despercebida a relevância do prolongamento da Avenida no processo de construção de uma identidade para a Lisboa do novo século.

---
João Sousa MoraisArquiteto, Professor Catedrático da Faculdade de Arquitetura. Tem várias obras publicadas sobre o Desenho Urbano na Arquitetura, datado a sua primeira de 1995 denominado: Metodologia de Projeto em Arquitetura, Organização Espacial da Costa Vicentina. É também especialista na África Lusófona Colonial sendo a sua primeira obra de 2001: Maputo, Património da Estrutura e Forma Urbana, Topologia do Lugar, tendo nos últimos anos publicado pela Caleidoscópio; Maputo, Património Arquitectónico (2012) com Luís Lage, São Tomé e Príncipe Património Arquitectónico (2013), Beira, Património Arquitectónico com Luís Lage, Julio Carrilho e Vicente Joaquim (2014), os últimos três com fotografias de Joana Malheiro. Tem desenvolvido a profissão liberal na Vão Arquitectos Associados desde 1982, sendo responsável de inúmeros Estudos, Projetos e obras publicadas na Monografia pela Caleidoscópio.

*
Filipa Roseta formou-se em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa em 1996 onde é hoje Professora Auxiliar do departamento de Projeto. Em 2001, fundou Roseta Vaz Monteiro Arquitetos com Francisco Vaz Monteiro, onde desenvolveu vários projetos de arquitetura, incluindo a Igreja da Boa Nova, uma escola primária e um Centro Comunitário. Paralelamente à prática profissional, desenvolveu um discurso teórico focado na modernidade, incidindo no modo como a invenção afeta a produção do espaço. Residiu em Londres, entre 2006-2008, onde obteve um doutoramento do Royal College of Art com uma tese intitulada A Avenida Moderna. Sobre estes temas tem publicado artigos, capítulos de livros e é coautora de um livro. Pertence à Ordem dos Arquitetos em Portugal desde 1996. Nos primeiros anos de prática profissional trabalhou em ateliers portugueses e obteve um Mestrado em Cultura Arquitetónica e Contemporânea da FAUTL.

ÓPTIMO ESTADO - PORTES GRÁTIS

Raul Ribeiro
PRO

Raul Ribeiro

Anunciante desde Abr. 2013
Tempo de resposta inferior a 34 minutos Online agora
Tempo de resposta inferior a 34 minutos Online agora

Serviços adicionais

Verifique as melhores opções de crédito ou seguro para o seu caso.


Localização

Lisboa - Cascais

Raul Ribeiro
PRO

Raul Ribeiro

Anunciante desde Abr. 2013
Tempo de resposta inferior a 34 minutos Online agora
Tempo de resposta inferior a 34 minutos Online agora