"O HOMEM DO RENASCIMENTO" de Agnes Heller - 1ª Edição de 1982


Especificações


Descrição

"O HOMEM DO RENASCIMENTO"
de Agnes Heller

1ª Edição de 1982
Editorial Presença
Coleção Métodos
366 Páginas

Na Introdução a O Homem do Renascimento, estudo para o qual se baseou, analisando-a, na obra dos grandes vultos da época Shakespeare, Dante, Petrarca, Miguel Ângelo, Maquiavel, Montaigne, Moro, Bacon , a discípula de George Luckács escreve: «Com o Renascimento surge um conceito dinâmico do homem. O indivíduo passa a ter a sua própria história de desenvolvimento pessoal, tal como a sociedade adquire a sua história de desenvolvimento. ( ) A relação entre o indivíduo e a situação torna-se fluida: o passado, o presente e o futuro transformam-se em criações humanas. É neste momento que a liberdade e a fraternidade nascem como categorias ontológicas imanentes. O tempo e o espaço humanizam-se e o infinito transforma-se numa realidade social

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Ágnes Heller (Budapeste, 12 de maio de 1929 19 de julho de 2019 foi uma filósofa húngara. Discípula de Lukács, foi professora de sociologia na Universidade de Trobe, na Austrália. Lecionou na New School for Social Research, em Nova Iorque. Tem várias obras publicadas com Ferenc Fehér, que também é húngaro e discípulo de Lukács, além de lecionar na mesma universidade. Recebeu duras críticas por suas declarações a TV, em inglês, quando negou o terror policial de 2006, perpetrado pelo governo do partido MSZP, herdeiro do partido comunista húngaro.

Sobrevivente do holocausto, narrou quando oficiais nazis, apoiados pelos fascistas húngaros do Partido da Cruz Flechada, fizeram a deportação dos judeus de Budapeste a Auschwitz"

Na sua teoria, Heller divide a vida em atividades quotidianas (objetivadas) e não quotidianas (de certa forma as subjetivadas). Todo homem nasce no quotidiano, mas ao produzir reflexões teóricas, filosóficas, artísticas e políticas estaria na dimensão não- quotidiana, que, evidentemente, tem sua origem no próprio quotidiano. Ao grifar todo na frase em que define quotidiano como vida, Heller indica que qualquer um, não importa o estágio de consciência histórica em que seja lançado ao mundo, nasce no quotidiano e aí se desenvolve.

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