"Literatura e Sociedade na Obra de Frei Lucas de Santa Catarina"(1660 a 1740) de Graça Almeida Rodrigues - 1ª Edição de 1983


Especificações


Descrição

"Literatura e Sociedade na Obra de Frei Lucas de Santa Catarina"
(1660 a 1740)
de Graça Almeida Rodrigues

1ª Edição de 1983
INCN - Imprensa Nacional Casa da Moeda
Coleção Temas Portuguesas
284 Páginas

No estudo da obra de Frei Lucas de Santa Catarina, pela Sua diversidade, deparamo-nos não com um mas com vários autores. Frade dominicano e cronista da sua Ordem, sucessor de Frei Luis de Sousa. Frei Lucas de Santa Catarina é — e como tal tem sido conhecido primordialmente— um cronista religioso. Membro fundador da Academia Real da História Portuguesa. Frei Lucas está integrado na elite cultural que viria a renovar a mentalidade de época. Autor do Serão Polltico, abuso emendado, publicado com o anagrama Feliz da Castanheira Turacen, procura unir nessas novelas o sagrado ao profano, numa proposta corrente no tempo de distrair, ensinando. Sob diversos pseudónimos como, entre outros, Cirurgião da Experiência, Licenciado Nada lhe Escapa, Doutor Tudo Espreita, Taralhão Mor de Lisboa, é um autor satirico, burlesco, iconoclasta. É autor ainda de cartas freiráticas.
Este livro procura debruçar-se especialmente sobre as últimas formas de literatura aqui mencionadas. Na verdade, nem toda a literatura barroca foi, como frequentemente se pensa, uma cultura de idealização formal e conceptual. Bem pelo contrário, existiu entre nós —como no resto da Europa —uma literatura realista, caricaturalmente realista que, com métodos próprios, questionou a cultura hegemónica vigente.
Esta literatura inconformista usou sobretudo uma arma poderosíssima. Esse arma, de que se serviu com destreza e eficácia, foi a do riso. Efectivamente, Frei Lucas tratou com profunda ironia e irreverência conceitos, costumes e instituições a que a sociedade coeva prestava oficialmente respeitosa homenagem. A sua obra, de que apresentamos na Antologia alguns textos inéditos, são documentos de especial valor para o estudo da época, não apenas do ponte de vista literário e lexical, mas são também imprescindiveis para a compreensão da cultura, da mentalidade e da imaginação barrocas.
Cabe a Frei Lucas de Senta Catarina, pela Importância dos seus escritos, um lugar preeminente na história da literatura portuguesa do seu tempo.

---
Graça Almeida Rodrigues, Doctor of PhIlosophy pela Universidade de Oxford, é Professora Catedrática do Departamento de Estudos Portugueses da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

ESGOTADO NAS LIVRARIAS

COMO NOVO - PORTES GRÁTIS

Raul Ribeiro
PRO

Raul Ribeiro

Anunciante desde Abr. 2013
Tempo de resposta inferior a 34 minutos Online agora
Tempo de resposta inferior a 34 minutos Online agora

Serviços adicionais

Verifique as melhores opções de crédito ou seguro para o seu caso.


Localização

Lisboa - Cascais

Raul Ribeiro
PRO

Raul Ribeiro

Anunciante desde Abr. 2013
Tempo de resposta inferior a 34 minutos Online agora
Tempo de resposta inferior a 34 minutos Online agora