"Leonardo Coimbra" - O Filósofo e o Tribuno de Sant'Anna Dionísio - 1ª Edição de 1985


Especificações


Descrição

"Leonardo Coimbra"
O Filósofo e o Tribuno
de Sant'Anna Dionísio

1ª Edição de 1985
INCM Imprensa Nacional Casa da Moeda
Coleção Pensamento Português
468 Páginas

Leonardo José Coimbra (Borba de Godim, Lixa, 30 de Dezembro de 1883 Porto, 2 de Janeiro de 1936) foi um filósofo, professor e político português. Enquanto Ministro da Instrução Pública de um dos governos da Primeira República Portuguesa, lançou as Universidades Populares e a Faculdade de Letras do Porto. Como pensador fundou o movimento Renascença Portuguesa, e evoluiu do criacionismo para um intelectualismo essencialista e idealista, reconhecendo a necessidade de reintegrar o saber das "mais altas disciplinas espirituais", como a metafísica e a religião.

Fez parte da Maçonaria, tendo sido iniciado na loja Luz e Caridade da Póvoa de Varzim, com o nome simbólico de Kant.

Foi um dos maiores impulsionadores do Espiritismo em Portugal, tendo feito parte da mesa do I Congresso Espírita Português, realizado em Lisboa, nos dias 15, 16, 17 e 18 de Maio de 1925.

Incompatibilizando-se com a facção tradicional do seu partido que acabou por abandonar, devido à sua defesa do ensino religioso particular, ingressou na Esquerda Democrática.

Converteu-se ao Catolicismo em 1935, vindo a falecer, pouco depois, num acidente de automóvel.

---
José Augusto Santana Dionísio (Porto, 23 de Fevereiro de 1902 Porto, 5 de Maio de 1991), mais conhecido por Sant Anna Dionísio, foi um professor, Filósofo, escritor e pensador que se destacou pela sua obra científica e jornalística e pela intervenção activa em organismos culturais. Foi um grande estudioso e divulgador da obra filosófica de Leonardo Coimbra.

Licenciou-se em Filologia Germânica pela Universidade do Porto em 1924, formando-se em Filosofia dois anos mais tarde. Republicano, iniciou cedo a intervenção política. Autor de estudos sobre Amorim Viana, Antero de Quental, Leonardo Coimbra (de quem foi aluno), Raul Brandão e Raul Proença, dedicou-se à atividade literária e à docência no ensino secundário, sobretudo no Liceu Normal de Pedro Nunes. Em 1962 candidatou-se a professor secção de Ciências Pedagógicas da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, mas as respectivas provas não foram bem sucedidas.

Foi o continuador do Guia de Portugal (fundado por Raul Proença) e em 1980 um dos fundadores da revista Nova Renascença. Também colaborou na revista de cinema Movimento (1934 a 1935), na revista Prisma (1936 a 1941) e ainda na revista 57 (1957 a 1962).

ESGORADO NAS LIVRARIAS

ÓPTIMO ESTADO - PORTES GRÁTIS

Raul Ribeiro
PRO

Raul Ribeiro

Anunciante desde Abr. 2013
Tempo de resposta inferior a 34 minutos Último acesso há mais de 15 minutos
Tempo de resposta inferior a 34 minutos Último acesso há mais de 15 minutos

Serviços adicionais

Verifique as melhores opções de crédito ou seguro para o seu caso.


Localização

Lisboa - Cascais

Raul Ribeiro
PRO

Raul Ribeiro

Anunciante desde Abr. 2013
Tempo de resposta inferior a 34 minutos Último acesso há mais de 15 minutos
Tempo de resposta inferior a 34 minutos Último acesso há mais de 15 minutos