"ALCORA" - O Acordo Secreto do Colonialismo de Aniceto Afonso e Carlos de Matos Gomes - 1ª Edição de 2013


Especificações


Descrição

"ALCORA" - O Acordo Secreto do Colonialismo
Portugal, África do Sul e Rodésia na última fase da guerra colonial
de Aniceto Afonso e Carlos de Matos Gomes

1ª Edição de 2013
DIVINA COMÉDIA Editoras
400 Páginas

Alcora O acordo secreto do colonialismo revela um acordo estratégico formalizado em Outubro de 1970, ao mais alto nível, entre Portugal, a África do Sul e a Rodésia, envolvendo os domínios político, económico e militar, com o fito de preservar o poder nas mãos do regime colonial português e dos regimes racistas dos outros dois países, desde logo assegurando a derrota militar das guerrilhas de libertação nacional.

Sobre Alcora O acordo secreto do colonialismo:
«O que o livro agora presente revela, precisamente, é como as chefias militares sul-africanas, paralelamente ao crescimento da sua ajuda financeira, operacional e logística à guerra, vão ganhando um concomitante poder de opinião e interferência na condução das operações em Angola e Moçambique que hoje surge, apesar de tudo, como surpreendente, pelo seu carácter inusitado e intrusivo.»
Fernando Rosas, do Prefácio à 1.ª edição

---
Aniceto Afonso nasceu a 18 de fevereiro de 1942, em Vinhais. Concluiu o curso da Academia Militar em 1963. Cumpriu comissões em Angola (1969-1971) e em Moçambique (1973-1975). Licenciou-se em História pela Faculdade de Letras de Lisboa em 1980 e concluiu o mestrado em História Contemporânea de Portugal, pela mesma faculdade, em 1990. Foi diretor do Arquivo Histórico Militar de 1993 a 2007, integrando vários grupos de trabalho e comissões relacionadas com os arquivos de militares, a sua documentação e história, e é membro da Comissão Portuguesa de História Militar. Em coautoria com Carlos de Matos Gomes, publicou, entre outros, Guerra Colonial, numa nova edição, com dados relevantes e reflexões apuradas sobre este período fulcral da nossa História contemporânea.

*
Carlos Manuel Serpa de Matos Gomes (Vila Nova da Barquinha, 24 de julho de 1946 Lisboa, 13 de abril de 2025), também conhecido pelo pseudónimo de Carlos Vale Ferraz, foi um escritor português e um dos Capitães de Abril. Coronel do Exército reformado, fixo a carreira de Cavalaria da Academia Militar. Também foi investigador de História Contemporânea de Portugal.

ÓPTIMO ESTADO - PORTES GRÁTIS

Raul Ribeiro
PRO

Raul Ribeiro

Anunciante desde Abr. 2013
Tempo de resposta inferior a 34 minutos Último acesso há mais de 15 minutos
Tempo de resposta inferior a 34 minutos Último acesso há mais de 15 minutos

Serviços adicionais

Verifique as melhores opções de crédito ou seguro para o seu caso.


Localização

Lisboa - Cascais

Raul Ribeiro
PRO

Raul Ribeiro

Anunciante desde Abr. 2013
Tempo de resposta inferior a 34 minutos Último acesso há mais de 15 minutos
Tempo de resposta inferior a 34 minutos Último acesso há mais de 15 minutos