Jornal O Têxtil Nº 3: Maio 1955


Especificações


Descrição

Jornal O Têxtil N 3: Maio 1955

Órgão de Unidade da Classe Têxtil

Publicações clandestinas do Partido Comunista Português em bom estado de conservação.

Documentos de extrema raridade dado o seu carácter clandestino.

Tenho mais artigos do PCP em venda. Consulte os outros anúncios ou contacte.

«O Têxtil, como vários jornais editados pelo PCP, dirigia-se a um sector profissional específico: aos trabalhadores têxteis.
O Têxtil, inicialmente copiografado e a partir do seu 3 número impresso, foi publicado, entre Janeiro de 1956 e Março de 1974, sendo a coleção integral composta por 71 números, 1 suplemento ao n 33 e uma separata do número 48 (Março-Abril de 1963).

Apesar de alguma irregularidade na sua periodicidade - anos houve em que esta foi quase mensal (10 números/ano) enquanto noutros anos se publicaram apenas dois números e tendo mesmo acontecido a sua publicação não se ter efetuado nos anos 1968-1970 encontrar-se-ão nas centenas de páginas de O Têxtil vasta informação sobre numerosas lutas travadas pela classe operária têxtil, sobre as condições de trabalho e a brutal exploração a que os trabalhadores eram submetidos, sobre as ações repressivas contra os trabalhadores deste sector e a luta antifascista em geral.

O Têxtil, como Orgão de unidade da classe têxtil, desempenhou papel de grande importância, como instrumento ao serviço da organização e da luta de um dos mais numerosos sectores da classe operária portuguesa, num período crucial da luta contra o fascismo, de importantes ações de massas e da luta para colocar os sindicatos nacionais fascistas ao serviço dos trabalhadores.

Como se afirmava no 1 número (Janeiro de 1956) quer os trabalhadores se encontrem no Minho, no Porto, na Serra da Estrela ou no Sul, «O Têxtil procurará ser a voz da classe, tendo como objectivo: Unir, orientar e organizar a nossa classe, será o papel do nosso jornal, o papel de O Têxtil.

Foram estes os objetivos que presidiram à publicação de O Têxtil ao longo dos anos. Nas condições de repressão, na ausência de liberdade sindical, O Têxtil, cujas tiragens chegaram a atingir milhares de exemplares, lançou reivindicações, popularizou lutas, divulgou experiências de organização e de luta, cabendo-lhe importante papel como unificador dos operários têxteis em luta.

Entrega em mão na área de Oeiras ou Torres Vedras.
Pagamento no ato da entrega, em numerário ou MBway.
Envios por via postal regular, apenas após pagamento confirmado via MBway.

M

M. Fernandes

Anunciante desde Nov. 2020
Tempo de resposta inferior a 15 minutos Último acesso há mais de 3 horas
Tempo de resposta inferior a 15 minutos Último acesso há mais de 3 horas

Serviços adicionais

Verifique as melhores opções de crédito ou seguro para o seu caso.


Localização

Lisboa - Oeiras

M

M. Fernandes

Anunciante desde Nov. 2020
Tempo de resposta inferior a 15 minutos Último acesso há mais de 3 horas
Tempo de resposta inferior a 15 minutos Último acesso há mais de 3 horas